quinta-feira, 26 de junho de 2014

"Cidade do Além" tentou reforçar mito de "Nosso Lar"


Em 1983, quinze anos depois de encerrado o "ciclo André Luiz", um livro havia sido publicado para reforçar o mito das "colônias espirituais" divulgado 40 anos antes, através do livro Nosso Lar, que inaugurou a linhagem dos livros que Chico Xavier psicografou do espírito do suposto médico.

Trata-se do livro que, em quatro mãos e de autoria atribuída aos espíritos de André e de Lucius - misteriosamente, é o mesmo nome do suposto orientador espiritual de Zíbia Gasparetto, então ligada ao Espiritolicismo da FEB, do qual rompeu anos depois - , intitulado Cidade no Além, que aparentemente tenta "explicar" a natureza das tais "cidades espirituais".

Chico Xavier teria psicografado o livro, de acordo com os dados oficiais, junto à médium Heigorina Cunha (1923-2013), respectivamente recebendo André e Lucius, e Heigorina havia feito desenhos que seriam das tais colônias espirituais descritas no livro.

Heigorina foi sobrinha, por parte de mãe, do professor e jornalista espiritólico Eurípedes Barsanulfo, que viveu muitos anos na mesma Uberaba que se tornaria depois a cidade adotiva de Chico Xavier, depois que ele foi excomungado por católicos ortodoxos na sua cidade natal, a também mineira Pedro Leopoldo.

Eurípedes Barsanulfo era católico de origem e havia conhecido o Espiritolicismo através de Leon Denis. Também era admirador de Adolfo Bezerra de Menezes. Era também médium e ancorava seus ideais religiosos na Evangelização, termo emprestado do Catolicismo.

Euripedes, que teve também uma breve carreira política, faleceu aos 38 anos vítima de gripe espanhola, doença que assolou o país em 1918, doença que no ano seguinte matou também o então presidente da República Rodrigues Alves e, entre esses dois anos, deixou cerca de 300 mil mortos.

Heigorina herdou a missão evangelizadora do tio e no referido livro buscou reforçar tudo o que havia descrito no livro Nosso Lar, inclusive na suposta estrutura urbana e política das "colônias espirituais" a partir da que dá nome ao famoso livro, inclusive com seis ministérios (!): da Encarnação, União Divina, Regeneração, Comunicação, Auxílio e Elevação.

A QUESTÃO DAS "CIDADES ESPIRITUAIS"

É bastante duvidoso que tais cidades realmente existam. Nada relativo a isso foi mencionado por Allan Kardec em suas obras. E nem mesmo se tem certeza que os chamados mundos superiores tenham realmente essa estrutura.

Portanto, isso é um grande mistério. O mundo espiritual é até hoje um enigma irresolúvel, o que fica ainda mais complicado diante do engodo que mistura misticismo ocultista, moralismo religioso e pseudo-ciência, que tomam o incerto como se fosse certo.

O que se pode inferir é que, se existem "cidades espirituais", pode ser de um estágio espiritual inferior, com espíritos ainda dotados de um fortíssimo materialismo, ainda pouco acostumados com a verdadeira vida espiritual. Mas mesmo a maneira como "forjam" virtualmente as "cidades espirituais" é ainda um grande mistério. Não seriam elas um "joguinho" compartilhado por espíritos afins?

A falta de estudos sérios, fora do ranço místico-religioso que corrompe as mais pretensiosas evocações à ciência no Espiritolicismo, faz com que a vida espiritual se torne um grande mistério. O que esperar do mundo espiritual? Nada, a rigor. O mistério continua sem solução, porque o dito "espiritismo" brasileiro não tem credibilidade científica para falar do "outro lado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...