quinta-feira, 19 de junho de 2014

Vale acreditar em qualquer coisa por causa das "palavras de amor"?


O "espiritismo" brasileiro cria ciladas para as pessoas, que abrem mão de tudo, de veracidade, de autenticidade e outras coisas em nome das "palavras de amor" veiculadas, que para seus adeptos estão acima até mesmo da ética, por causa das tais palavras de "amor e caridade".

Denunciar fraudes e outras irregularidades lhes torna inútil, e não raro as pessoas reagem com revolta, tristeza e indignação quando são alertadas por esses aspectos negativos que ocorrem com muita frequência no Espiritolicismo.

Sim, é desagradável ter que despertar essas pessoas, inebriadas e seduzidas por todo esse clima de "luz e fraternidade" forjado pelos ambientes e atividades "espíritas" no Brasil, esse verdadeiro astral da perdição disfarçado de "energias positivas" e "fluídos benfeitores".

O choque é inevitável. Imaginemos. Doutrinárias que incluem números musicais, canções bonitas, ou então aquele fundo musical relaxante tocado em fita ou CD, com sonoridades relaxantes. Aquelas palestras cheias de "harmonia", as obras anunciadas como "destinadas à caridade".

Para muitos, fica impossível acreditar que existe um lado sombrio de todo esse processo. Imagine questionar a "força" do "bom velhinho" Chico Xavier, ou contestar a "sabedoria" eloquente de Divaldo Franco? Ou como contestar o charlatanismo artístico de José Medrado, mesmo quando ele nem sequer consegue ser convincente nas imitações dos estilos de pintores já falecidos?

Como questionar tudo isso se é o "amor" que importa? "Ah, se eles erram, tudo bem, vamos perdoá-los, orá-los e amá-los", dirá alguém, indiferente aos danos que tais mentiras e irregularidades podem causar. Nunca se seduziu tanto como no dito "espiritismo" brasileiro!!

A situação é muito grave, porque os espíritos do além-túmulo, que estão no outro lado, sabem o drama que sofrem sem poder contar para viva alma. Afinal, o que chega aqui sob o rótulo de "mensagens espirituais" e "arte espírita" é, na sua quase totalidade, de gosto e credibilidade bastante duvidosos, que só são aceitos por gente com pouca capacidade de discernimento no ramo.

Em muitos casos, é preciso até tomar cuidado, porque, contraditoriamente, as pessoas que se envolvem nas "energias de amor" do Espiritolicismo são as que mais provavelmente reagem de forma ríspida ou desesperada diante das advertências alheias.

É como num entorpecimento. As pessoas ficam felizes quando envolvidas em energias alucinantes, sedutoras, que parecem encantadoras e fascinantes, e quando são contrariadas dessa fantasia, se sentem inseguras e, por isso, reagem de forma agressiva, preferindo ficarem na credulidade, na zona de conforto que lhe garante alegria e aparente paz de espírito.

Só que isso não vale a pena. O "espiritismo" brasileiro é cheio de coisas sinistras, até um tanto macabras, por trás dessa "esfera de amor e luz". As pessoas que aderem a isso tudo podem se sentir bem, em primeira instância, mas depois sofrem algum efeito danoso por conta dessa ilusão cheia de mentiras, e que traz uma lição dolorosa mas muito mais realista.

Essa lição é a de que não vale acreditar em qualquer coisa por causa das "palavras de amor". A verdadeira caridade não se serve necessariamente de palavras dóceis ou simulacros de energias positivas, mas em honestidade e em ações que procurem trazer o melhor benefício para as pessoas, sem recorrer à enganação e à esperteza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...