sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A caridade de Bear Grylls


O que é caridade mesmo? Apenas enxugar lágrimas e dizer "se você sofre, é porque isso lhe trará muitas bênçãos no futuro"? Coisas assim até o Amigo da Onça teria dito, não é mesmo? Pois a caridade é muito mais do que consolar e fazer doações paternalistas.

Um exemplo que poucos sabem de caridade é trazido pelo apresentador inglês Edward Michael Grylls, o Bear Grylls. Ex-militar das Forças Especiais Britânicas, Grylls tem 40 anos e está à frente de programas como Prova de Tudo (Man Vs. Wild) e Sobrevivendo com Bear Grylls (Bear Grylls: Escape from Hell), transmitidos no Brasil pelo Discovery Channel.

Ele tem larga experiência em situações de risco. É montanhista, aventureiro e relatou suas experiências em seus livros e nos programas de TV. Através dessa experiência, ele há um bom tempo ensina as pessoas a como sobreviver na Natureza diante de situações de risco.

Não há caridade maior do que isso. Imagine alguém se perder numa floresta. Os riscos de morte são muitíssimo altos. Mas, através das dicas de Grylls, as pessoas podem aproveitar várias situações e dicas para sobreviver enquanto espera ou tenta buscar algum socorro. Em situações das mais difíceis, Bear ensina como se livrar delas com calma e agilidade.

Grylls dá dicas diversas. Como, por exemplo, não usar roupas molhadas em áreas glaciais, usar a fogueira para se aquecer e espantar predadores, aproveitar a direção do Sol para orientar-se no caminhoou verificar as águas dos rios e lagos para ver se dá para beber ou não.

Só mesmo vendo os programas e prestando atenção às dicas de Grylls para entender os métodos de sobrevivência que ele ensina. Mas, uma vez conhecendo-os, as chances de alguém sofrer uma tragédia reduzem drasticamente, o que faz com que as pessoas sejam ajudadas por antecipação.

Em outras palavras, Grylls salva as pessoas antes delas sofrerem uma tragédia. Previne antes de remediar. O que põe o apresentador na dianteira, porque, antes de "enxugar lágrimas", ele as evita de derramarem. A não ser que as lágrimas dos beneficiados tenham outro fim, que é a comoção de ver entes queridos sãos e salvos graças às dicas de sobrevivência do amigo Bear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...