sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Chico Xavier se contradiz quanto à reencarnação de Emmanuel


O anti-médium Chico Xavier entrou numa séria contradição quando, em 1998, reiterou, numa reunião com um grupo de "espíritas" em Uberaba, no Triângulo Mineiro, um aviso que já havia feito antes, em 1971, aparentemente com base em mensagem de seu "orientador" Emmanuel.

Segundo essa mensagem, Emmanuel iria reencarnar em março de 2000, numa cidade do interior de São Paulo, para cumprir sua missão de "educar" os brasileiros, criando condições para se tornar célebre como professor e como missionário do Cristianismo.

Houve até mesmo rumores de que Emmanuel seria "presidente do Brasil" em 2045, numa interpretação bastante tendenciosa, dada em época de campanha presidencial, trazida por mensagem natalina supostamente atribuída a André Luiz, divulgada por Chico Xavier no "centro espírita" Jesus de Nazareno, em Congonhas, também em Minas Gerais, em 23 de dezembro de 1952:

"O mundo caminha para grandes conquistas e também para grandes catástrofes. 

( As catástrofes da transição planetária )"Com a mudança dos homens, muitos dos que foram o esteio da situação serão chamados a prestar contas a Deus. Então o sol, as enchentes e o frio vão criar fome e desespero, não só no Brasil, mas também no mundo.

"Mas, no fim de tudo, vai aparecer um homem franco, sincero e leal, que, montado em seu cavalo branco e com sua poderosa espada ( Isso é alegórico, quer dizer os recursos que ele terá), dará uma nova dimensão e personalidade nos destinos do Brasil, corrigindo injustiças e fazendo voltar a confiança e esperança no futuro do Brasil.

"Será combatido e criticado por seu temperamento e atitudes, mas ele contará com a proteção das Forças Supremas que habitam o Cosmos, e o Brasil será verdadeiramente o coração do mundo e, apesar de crises e ameaças, internas e externas, que irão aparecer, ele será sempre o fiel da balança pela sua fé e a esperança no destino do Brasil a ele confiado."

André Luiz." 

A mensagem não é explícita, e pode ser atribuído a qualquer personalidade que simbolize desde algum missionarismo religioso até mesmo um bonapartismo político. Mas, recentemente, às custas das supostas "profecias" de Chico Xavier e Divaldo Franco, divulgadas desde o fim dos anos 60, fala-se em Emmanuel como responsável para preparar o Brasil para 2052 ou 2057.

Esses anos são tidos pelos falsos profetas do "movimento espírita" como épocas de "reconstrução da humanidade", expressando a arrogância e o pretensiosismo dos "médiuns" brasileiros, que nunca se contentaram na missão simples e discreta de intermediar contatos entre vivos e mortos.

Eles queriam mais: queriam ser o centro das atenções, reduzindo os mortos a figurantes ou até nomes a enfeitar a publicidade religiosa do "espiritismo" brasileiro. Queriam bancar os pensadores, com suas frases prontas sobre qualquer coisa. Queriam ser profetas, achando que podem prever o futuro, e querem ser cientistas, achando que possuem argumentos intelectuais para tanto.

A CONTRADIÇÃO

Pois Francisco Cândido Xavier, o maior astro do "movimento espírita", o popstar da FEB, contradisse quando de seu aviso sobre a reencarnação de Emmanuel, que Chico afirma ter encerrado, naqueles idos de 1998, suas atividades em parceria com o antigo jesuíta.

Isso se deu diante de tantos escândalos e controvérsias causados pelas atividades de Chico Xavier, cujo um de seus piores exemplos foi o de sucessivas revisões de Parnaso de Além-Túmulo, um atestado de falta de firmeza e reparos diversos para uma obra que pretendia ser uma "mensagem acabada" da espiritualidade através da poesia.

Afinal, o fim da aparente parceria poderia, na verdade, ser uma forma de "vetar" qualquer outro uso de Emmanuel por outro anti-médium, mas o aspecto contraditório que apresentaremos a seguir é bastante outro.

Chico havia dito aos presentes na referida reunião - como o filho adotivo Eurípedes Higino e a amiga de adolescência Sônia Barsante, presidente do Centro Espírita Uberabense e vice-presidente da Aliança Municipal Espírita de Uberaba - que Emmanuel esperaria Chico Xavier falecer para então voltar à vida terrena.

"Nosso Emmanuel, gente, ele vai voltar, só está esperando eu partir", disse o biógrafo de Chico Xavier, Elias Barbosa, numa entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, referente às supostas profecias do anti-médium mineiro, que também havia reafirmado isso em entrevista a Hebe Camargo, na TV Gazeta de São Paulo, em 1973:

"Isso (reencarnação de Emmanuel) tem sido objeto de conversação entre ele e nós (Chico se refere a si mesmo na primeira pessoa do plural), e ele costuma dizer que nos espera no mundo do além para em seguida retomar a vida física. E ele até costuma me dizer: 'Quando eu estiver na vida física, e vocês estiverem fora do corpo físico, vocês vão ver como é difícil entrarmos em comunicação com vocês e como é difícil orientar vocês para o bem'".

O problema é que Emmanuel, segundo os dados oficiais do "movimento espírita", havia retornado à vida terrena num dado dia de março de 2000, mas Chico só faleceu depois, em 30 de junho de 2002, numa "data especial" da vitória da seleção brasileira de futebol, o chamado "pentacampeonato" da Copa do Mundo daquele ano, que, depois se soube, através de jornalistas investigativos, que não foi mais do que uma manobra feita para atender a interesses dos "cartolas" da FIFA e CBF.

Ricardo Teixeira iria adorar. Afinal, o "Brasil Coração do Mundo" seria campeão numa partida de futebol, que marcaria o "fim da missão de amor e luz" de um astro religioso, criando assim o duplo cenário de emoções piegas e infantilizadas que escondem, nos bastidores, a corrupção tanto entre dirigentes "espíritas" quanto a de dirigentes esportivos.

O que levou então Chico, com sua mania de "sabedoria", que pressupunha uma firmeza que ele nunca tinha e que não poderia fazê-lo líder de coisa alguma, a morrer depois de Emmanuel voltar à Terra, descumprindo algo que o próprio Chico havia dito várias vezes? Emmanuel não poderia ter esperado um pouquinho, para receber do Chico desencarnado o bastão para a missão terrena?

Por que, segundo essa tese, Emmanuel teria "voltado" antes? Que fatores teriam contribuído para essa "mudança repentina"? Isso causa muita estranheza, porque, se levarmos em conta as "previsões" de Chico e o aviso do próprio Emmanuel, ele teria esperado Chico falecer para voltar à Terra e inverter as posições de protetor / protegido na missão de propagar o "espiritismo cristão".

É uma história mal explicada, e que faz com que o "espiritismo" brasileiro, diante de tantos erros e fraudes, ainda seja marcado pela falta de firmeza, pelas hesitações e pelas contradições diversas de posturas e procedimentos. E muitos ainda o consideram a doutrina espiritualista mais avançada do mundo. Pode isso? Não pode.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...