domingo, 28 de dezembro de 2014

Carta "psicografada" mostra caligrafia de Chico Xavier


Às vezes os próprios seguidores do "espiritismo" de Chico Xavier e derivados deixam mostrar suas próprias irregularidades. Desde casos como Suely Caldas Schubert, que mostrou cartas com Chico Xavier deixando vazar a tese "absurda" de Alceu Amoroso Lima, de que Parnaso de Além-Túmulo teria sido feito por uma equipe de editores, os chiquistas são pegos com as bocas na botija.

O cartaz usado para o documentário As Cartas Psicografadas por Chico Xavier, de Cristiana Grumbach, praticamente entrega o delito, quando uma carta supostamente atribuída ao espírito do jovem Roberto Muszkat apresenta caligrafia similar ao do próprio "médium" Francisco Cândido Xavier.

Ora, sabemos que uma mensagem espiritual feita por carta não necessariamente tem a assinatura do médium e, em tese, ela deveria ter ao menos algum indício da caligrafia do falecido, para que tivesse alguma veracidade. Mas não é assim que acontece.

O que se vê é a carta inteiramente redigida com a caligrafia de Chico Xavier, até mesmo na assinatura do jovem falecido, como mostramos na imagem abaixo, numa comparação à caligrafia atribuída ao missivista do além com a do próprio Chico Xavier, já reproduzida para o cartaz do famoso filme biográfico sobre o anti-médium mineiro.


O modo de escrever a carta e a assinatura do "médium" são muito idênticos, e os "espíritas" se contradizem quando tentam justificar tais deslizes. Uns declaram que a carta foi "ditada" e por isso levava a caligrafia do suposto médium. Outros apontam semelhanças com a assinatura original do falecido que na verdade inexistem. Outros preferem omitir detalhes e dizer que a veracidade está nas "mensagens de amor".

Mas isso mostra o quanto a irregularidade é evidente. E isso quando se confrontam cartazes de dois filmes, deixando os defensores de Chico Xavier num impasse. E faz sentido saber que o princípio da "admirável" ideologia de Chico é o silêncio, porque só mesmo a omissão e a credulidade podem lhe agir a seu favor, quando ele é prejudicado pelos exames da lógica e da coerência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...