quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

"Colônia das Borboletas" e o outro fundamentalismo


Circula por vários blogues "espiritualistas" uma mensagem do gênero, supostamente recebida pelo "médium" Wagner Borges, em São Paulo, no dia 30 de novembro de 2014, foi atribuída, sem mencionar autoria específica, a uma suposta colônia espiritual denominada Colônia Extrafísica das Borboletas.

Reproduzimos a mensagem (com o mesmo tom alucinógeno das narrativas de Nosso Lar, livro de Chico Xavier em co-autoria não creditada de Waldo Vieira) para que os leitores possam analisá-las e compará-las conforme os ensinamentos do professor Allan Kardec.

A MENSAGEM DOS FALANGEIROS DA COLÔNIA DAS BORBOLETAS
(Um Recado Espiritual Para Alguém Coberto pelo Manto da Arrogância)

Meu amigo, nada do que você fizer irá separá-lo do Amor de Nosso Senhor.
Mesmo que você renegue a sua espiritualidade, o mundo espiritual não desaparecerá. E, na hora certa, quando você sair definitivamente do seu corpo, a realidade extrafísica se apresentará à sua frente.
Você pode se bloquear e até blasfemar contra a Luz, mas, mesmo assim, continuará sendo amado. Isso é certo, como a vida que passa e como a dor que chama para o devido reajuste consciencial...
Você pode odiar a canção da vida e tapar o seu coração com a cera da sua arrogância, mas a canção das esferas espirituais continuará encantando as estrelas e magnificando a existência infinita...
Você pode tentar trair a si mesmo dizendo que nada existe e que estava iludido com a espiritualidade, mas, em seu coração, você sempre saberá a verdade.
E sempre será amado, incondicionalmente porque a Luz jamais negocia com o ego de alguém! E o Amor é maior do que qualquer picuinha acalentada pela imaturidade consciencial do homem.
O seu encontro com a consciência cósmica já está traçado há muito tempo, pois esse é o caminho para todos os seres que evolvem pela fieira evolutiva. Isso é inexorável! Mesmo que você se bloqueie consciencialmente e queira atrasar sua jornada, eventualmente ela acontecerá...
Você pode se cobrir com o manto escuro da arrogância, mas as estrelas estão aguardando-o no seio do Eterno...
E nós, os seus amigos extrafísicos*, temos a paciência necessária para lidar com os arroubos do seu ego, porque conhecemos o seu jeito desde outras jornadas, dentro e fora do corpo. E, de vez em quando, você faz isso e tenta se autosabotar alegando motivos diversos (sempre baseados no seu personalismo barato e na sua verve irônica).
Mas nós sabemos que isso passará, como de outras vezes, seja pela dor ou pela volta do seu discernimento espiritual.
Isso é certo, como o Amor de Nosso Senhor.
Certo como o mergulho na consciência cósmica.
Certo como a Luz agindo silenciosamente em seu coração.
Sim, certo como a canção da vida, que jamais tem fim...

P.S.:
O Amor jamais condena. E a Luz não negocia com o ego.
Você pode até achar que está sozinho, mas uma parte sua sabe da verdade:
“Nada pode separá-lo do Amor de Deus”.
Isso é certo!
Então, Amor e Luz para você, sempre.

- Seus Amigos da Colônia Extrafísica das Borboletas, sempre trabalhando em nome de Nosso Senhor -
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges – São Paulo, 30 de novembro de 2014.)

============================

Para piorar as coisas, há um blogue que se dedica ao "espitismo avançado", com ênfase na Conscienciologia e Projeciologia - criações de Waldo Vieira, ex-parceiro de Chico Xavier - , que investe na seguinte "pérola" para empurrar sua ideologia:

"O Espiritismo tem sido detonado e fanatizado pelos Espíritas, a Conscienciologia tem sido detonada por fanáticos. Todo este radicalismo fundamentalista destrói o que era para ser e deveria ser ciência. Este blog é uma crítica severa e bem humorada as pessoas que priorizam os 10% de diferença entre seus ideais e que ignoram os 90% de semelhança entre as opções evolutivas e linhas de pensamentos. Não adianta ser isto ou aquilo sem amor. Não adianta dizer que faz "ciência" com as paixões do umbigo".

A declaração é arrogante e mostra que o fundamentalismo não está naqueles que procuram "fechar" um sistema de ideias em seus conceitos mais precisos e originais. O fundamentalismo, muitas vezes, está naqueles que querem "abrir" um sistema de ideias a ponto de descaraterizá-lo e torná-lo mais confuso e impreciso.

A Conscienciologia e sua derivada, a Projeciologia, são consideradas pseudo-ciências, e são elas que fazem "ciência" com as paixões do umbigo, misturando crenças místicas do nível da Astrologia e do jogo de Búzios com Psicologia, Fisica e Antropologia.

Isso é que é o fundamentalismo que prevalece no Brasil. Um fundamentalismo do que se "abre" para fugir aos princípios originais. Um fundamentalismo da falsa diversidade, do pretenso ecletismo, da suposta originalidade, que na verdade esconde um processo perverso de descaraterizar sempre sistemas de ideias originais, para comprometer a transmissão natural e íntegra dos conhecimentos.

Assim, cria-se um "espiritismo" à moda da casa, e uma "ciência" feita "ao Deus-dará", sob a desculpa de adaptações, inclusões e flexibilidades, mas que ocorrem para justamente eliminar a essência original dos conhecimentos apresentados pelo sistema de ideias. Não há como fazer ciência dessa maneira tão caótica, ainda mais sob a arrogância dos defensores da Conscienciologia e da Projeciologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...