quarta-feira, 1 de abril de 2015

Equivalente "sofisticado" do "espiritismo", Cientologia é denunciada em livro e documentário


Religiões fraudulentas ou exploradoras da fé religiosa existem no Primeiro Mundo e agem para manter seu grau de prepotência e posse da verdade. Afinal, seus líderes se acham dotados de poderes "divinos" ou de "graças" recebidas por uma suposta entidade que eles entendem como "superior".

Mas, no "velho mundo" que Chico Xavier "previu" que será destruído para abrir caminho para um Brasil provinciano e fanaticamente religioso, as coisas são bem diferentes. Lá, as denúncias já passam dos círculos restritos da Internet e chegam a documentários e livros, como o recente documentário A Prisão da Fé (Going Clear: Scientology and the Prison of Belief), do cineasta Alex Gibney.

O documentário é baseado no livro do mesmo nome escrito por Lawrence Wright, que denuncia os bastidores da Cientologia, mas vai além com novas denúncias. Juntos, livro e documentário revelam o que ex-seguidores da seita informaram: sofreram torturas, humilhações e agressões físicas.

Para quem não sabe, a Cientologia é um equivalente "sofisticado" do "espiritismo brasileiro". Adota narrativas místicas semelhantes a Nosso Lar e uma série de crenças que misturam ritualismo religioso com pseudo-ciência. A Cientologia, além disso, cria suas colônias na Terra enquanto o "espiritismo" se limita a "reservá-las" para o "mundo espiritual".

A Cientologia foi fundada por L. Ron Hubbard, físico com inclinações místicas e já falecido, sendo seu sucessor David Miscavige. No Brasil, existe até um movimento similar, sem relação com a original, a Conscienciologia (ou Projeciologia), fundada por Waldo Vieira, ex-discípulo de Chico Xavier. A Conscienciologia, no entanto, soa mais como uma Cientologia hippie.

Ex-seguidores da Cientologia denunciam que sofrem problemas depois que rompem com a seita. São chamados pejorativamente de "apóstatas", são perseguidos e humilhados, além de proibidos de entrar em contato com aqueles que ainda estão na igreja.

A Cientologia tem como principais adeptos os atores Tom Cruise e John Travolta, dois dos mais populares astros de Hollywood. Devido as restrições dogmáticas da seita, John Travolta perdeu um dos filhos, Jett Travolta, por não lhe conceder tratamento contra uma doença, a síndrome de Kawasaki, uma rara inflamação no vaso sanguíneo, que pode causar de febre alta a parada cardíaca.

Os chefes da Cientologia tentam desqualificar Gibney e Wright, investindo dinheiro numa campanha difamatória, alegando que os dois estão fazendo "propaganda preconceituosa" contra a igreja e lançaram até um documentário em resposta, Get the Truth!.

Com essa situação, nota-se que um dos maiores problemas do mundo é a existência da religião da forma que se conhece hoje, em que a primitiva ligação entre o ser humano e uma simbólica entidade superior - que as formas ocidentais definem como "Deus" - está criando no seio dos movimentos religiosos manifestações perigosas de complexo de superioridade e de intolerância social, neste caso através de grupos fundamentalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...