quarta-feira, 29 de abril de 2015

Sensacionalismo "espírita" se apressa em supor o "novo Emmanuel"


Reportagem de O Globo alimenta o sensacionalismo "espírita", dentro da pior crise sofrida pela doutrina que preferiu abraçar o Catolicismo jesuíta (de herança medieval) em vez do pensamento científico de Allan Kardec.

Nela, é enfocado um jovem paulistano, Guilherme Romano, que ainda fará 22 anos. É estudante de Filosofia na Universidade de São Paulo, diz se especializar em espiritualidade e já escreveu dois livros. Participou da fundação do Núcleo de Estudos Espiritualistas Luz da Nova Alvorada (NEELNA), em São Paulo, além de ter trabalhado na Casa Perseverança, tido como "um dos maiores centros espíritas do mundo".

Ele apareceu no programa Mais Você, da Rede Globo de Televisão, por volta de 2007. Ele descreveu suas atividades "espíritas" precoces, e não se falou na época que ele havia sido reencarnação de Emmanuel. Os comentários só viriam quando a entrevista passou a ser divulgada nas mídias sociais, anos depois.

SEMELHANÇAS ENTRE GUILHERME E EMMANUEL SÃO MERA COINCIDÊNCIA.

Internautas deslumbrados começaram a atribuir as semelhanças através de qualidades que, por mais excepcionais que seja, não necessariamente indicam tal encarnação. A vontade de trabalhar com educação e a habilidade de falar e escrever muito não significam que Guilherme possa ser Emmanuel reencarnado. Mas os chiquistas entusiasmados acreditam.

Pelo menos Geraldo Lemos Neto, presidente da Casa de Chico Xavier e desejoso em ver o anti-médium mineiro "reconhecido" pela Ciência, através da suposta profecia da "Data-Limite", não crê que Guilherme seja a reencarnação de Emmanuel, sobretudo se levar em conta a idade.

Chico Xavier, em princípio, disse que Emmanuel iria reencarnar depois que o anti-médium falecesse. Depois, declarou que o jesuíta iria reencarnar em 1999, afirmando que o "mentor" de Xavier o teria deixado em 1996 para se preparar para a "nova missão".

Isso põe em xeque a hipótese de Guilherme ter sido Emmanuel. Ele já tem 21 anos e fará 22 este ano. Emmanuel, segundo se acredita, seria um adolescente de 15, 16 anos. O jesuíta, segundo seus seguidores, teria reencarnado no interior paulista, e Guilherme nasceu e trabalha na capital. Além do mais, é pouco provável que o "novo Emmanuel" teria o visual hippie que Guilherme usa hoje.

O mérito de Guilherme é que ele não se preocupa em saber quem ele havia sido na encarnação anterior, preocupado mais em lapidar sua personalidade e conduta na vida presente, preferindo se conhecer melhor na sua atual situação.

Guilherme também é influenciado por crenças hindus, sendo seguidor de Sri Swami Shivaharyànanda. Seria pouco provável que Emmanuel estivesse interessado em seguir crenças que fugissem de seu rigor católico, que estava presente ainda nas obras lançadas por Chico Xavier e pelos depoimentos dados por este em vida.

O jornal O Globo comete um erro grosseiro ao dizer que Chico Xavier "deu continuidade" à obra de Allan Kardec. Xavier sempre desprezou as lições do professor lionês e é praticamente certo que nunca leu suas obras. "Kardecista" é apenas um eufemismo para mascarar o caráter igrejista do "movimento espírita", historicamente identificado com as ideias de Jean-Baptiste Roustaing.

O que se observa nesse caso é que a polêmica "plantada" no seio do "espiritismo" brasileiro pode ser apenas um gancho para chamar a atenção, criando mais um sensacionalismo de grande envergadura, depois da "previsão" da "Data-Limite" para supostas transformações na face da Terra.

Embora suas lideranças rejeitem com firmeza a tese de que Guilherme Romano seria o "novo Emmanuel", a polêmica parece, em primeira instância, impulsionar a visibilidade e a promoção publicitária do "espiritismo", ultimamente em crise.

No entanto, será mais um episódio sensacionalista que irá dividir o "movimento espírita", entre os "realistas" (que não vão além do que a aparência e os valores oficiais acreditam e mostram) e os "surreais" (que exaltam o "espiritismo" em suas extensões surreais ou subliminares), o que poderá trazer desentendimentos futuros para uma religião que diz "pregar a união".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...