quarta-feira, 8 de julho de 2015

Carlinhos de Jesus questiona psicografia de "centro espírita" tido como confiável

EDUARDO MENDES DE JESUS FOI ASSASSINADO AOS 32 ANOS EM REALENGO, EM NOVEMBRO DE 2011.

O bailarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus divulgou comentário contestando a veracidade da suposta psicografia atribuída ao seu filho, Eduardo Mendes de Jesus, que era músico de um conjunto de samba. Eduardo foi assassinado na saída de uma casa noturna, em Realengo, em 19 de novembro de 2011.

Há rumores de que o crime teria sido por motivação passional ou por vingança, já que os outros membros da banda em que Eduardo de Jesus tocava haviam tido uma discussão com um policial militar, três meses antes do crime.

Em 2012, veio a suposta psicografia no "Centro Espírita" Irmã Lúcia, em Blumenau (SC), considerada de "alta credibilidade". O detalhe que incomodou Carlinhos de Jesus é que a mensagem atribuída ao filho inocentou um dos seis PMs envolvidos no homicídio. A mensagem foi supostamente atribuída ao "médium" José Fernando Araújo.

Essa absolvição é muito comum no "espiritismo", que prefere culpar as vítimas e inocentar os culpados, uma posição moralista que deturpa os conceitos de Causa e Efeito da Doutrina Espírita. Além disso, esta forma de julgamento, de culpar vítimas e inocentar culpados, é uma herança que os "espíritas" mantém integralmente do pensamento de Jean-Baptiste Roustaing.

Consta-se que o "espírita" Alamar Régis Carvalho havia elogiado o "centro espírita" de Blumenau, onde foi convidado para uma palestra, comparou seu trabalho às atividades "mediúnicas" do "querido" Chico Xavier.

Alamar costuma adotar uma postura bastante contraditória do "espiritismo", dizendo-se contra o "espiritismo à moda da casa" ou à formação de um "Vaticano Espírita" e supondo-se "fiel" às bases kardecianas, mas sinaliza sempre apoio incondicional aos dois maiores anti-médiuns, Chico Xavier e Divaldo Franco.

Alamar chega a citar, em trecho da mensagem que cita a suposta psicografia de Eduardo de Jesus, uma pretensa firmeza do "espiritismo" brasileiro que "não é fantoche dos supostos donos do espiritismo", valendo aqui reproduzir para que você, leitor, questione a respeito desse relato com um quê de tendencioso:

"Já que, felizmente, nem todas as casas espíritas admitem ser fantoches e marionetes dos supostos donos do espiritismo nas suas respectivas regiões, assim como Chico Xavier também não aceitou ser manipulado pela ARE de Uberaba, logo que chegou lá em 1959, tendo chegado ao ponto de pegar, energicamente, pelo colarinho o seu então presidente extremamente arrogante, encostando sua cara na cara dele, exigindo respeito e dizendo que não daria satisfação nenhuma a ele sobre os seus trabalhos, exatamente no momento em que decidiu colocar uma plaquinha no seu centro, que está lá até hoje, com a seguinte inscrição: “Centro Espírita Recanto da Prece, propriedade de Francisco Cândido Xavier”, como se dissesse: Que cada um cuide da sua casa, porque quem cuida da minha sou eu, o Centro Espírita Irmã Lúcia, que, graças a Deus, não é filiado ao movimento castrador, convidou-me a ir até lá, convite este que foi endossado, também, pela Sociedade Espírita Nova Era, onde também fiz palestra, que, embora sendo filiada ao sistema, achou por bem não acatar a proibição.

Na minha palestra, cujo título é “Que diabo tu vais fazer no centro espírita?”, (é este mesmo o tema da palestra), eu relacionei os equívocos que muitos centros cometem, muitas bobagens que os espíritas passam a fazer e a dizer e sugeri sobre a importância de se fazer espiritismo com espíritos e de acabarem com aquele clima fúnebre das mediúnicas, sugerindo mudar a forma de conversar com os desencarnados de forma mais descontraída, pararem com a mania de ver desencarnado como defunto e que os vissem como pessoas normais, falando normal, em tom de voz normal sem sofismas".


Em um outro trecho, Alamar elogia o "centro espírita" e compara José Fernando Araújo, que preside a instituição, a Chico Xavier, definindo o suposto médium catarinense como "correio do Além" e elogiando a forma "descontraída" com que os ditos médiuns supostamente contatam com espíritos desencarnados, sem o usual tom fúnebre, mal-humorado e sério. E segue mais uma passagem:

"Não querendo dizer que o que está acontecendo em Blumenau agora acontece por causa da minha ida lá, já que o Centro Espírita Irmã Lúcia sempre foi um centro de bem com a vida, de gente alegre, de liderança lúcida e feliz, tenho a alegria de registrar que naquele centro, hoje, está acontecendo exatamente aquilo que acontecia regularmente no Centro Espírita Recanto da Prece, em Uberaba, quando o nosso querido Chico atendia o público e colocava a sua mediunidade a disposição das pessoas desencarnadas, para enviarem cartas e bilhetes aos seus parentes e amigos presentes na platéia, em linguagem descontraída.

Conforme pode ser visto no vídeo que fiz questão de postar no Youtube, o médium José Fernando Araújo, que também é Presidente do Centro, surpreendentemente foi pego, recentemente, pela espiritualidade para servir como “correio do Além”, como o Chico foi, e recentemente começou a desenvolver esse trabalho maravilhoso, que está encantando o público e os espíritos.

Vocês vão ver agora a quantidade de cartas que chegou, uma atrás da outra, para pessoas presentes na platéia e até para gente que mora em outro estado, como foi o caso de uma carta enviada pelo filho do dançarino Carlinhos de Jesus (foto maior à esquerda), que fora assassinado, não faz muito tempo, e escreve para o pai inocentando o policial que vem sendo acusado como responsável pelo crime.

Fui informado que a mensagem já chegou ao famoso dançarino, que se emocionou e até marcou para fazer uma visita ao Centro de Blumenau.

José Fernando Araújo (foto menor à direita), além de um médium notável, é um dirigente espírita querido por todos os membros da casa, que não se apresenta como dono exclusivo da verdade espírita, que não boicota e nem sabota o trabalho de ninguém, que está sempre bem humorado e de bem com a vida, que faz com que o seu centro seja um espaço de alegria onde todo mundo tem o prazer de estar, e, creio eu, tenha sido este um dos principais motivos para ter sido escolhido pela espiritualidade para tão importante tarefa".

A mensagem divulgada pelo "médium notável", entre tantas outras, é a de Eduardo de Jesus. Alamar havia dito que o pai do músico e famoso coreógrafo carioca havia "se emocionado" e "marcou uma visita" para o "centro espírita". Mas eis a mensagem atribuída a Eduardo, que era integrante do grupo Samba Firme, divulgada por Araújo:

"Pai Carlinhos, estou bem. 

A mãe Neide e o vô estão ao meu lado. Pai, com saudades do Ruan, mãe Rachel, Tainah, Gi e toda a galera do Improviso, que se tornou o Samba Firme. Pai, agora não precisa mais comprar o carango novo. O transporte aqui é maneiro. 

Bem, pai, sabe que desde moleque nunca foi meu lance escrever, e sim curtir a vida. Então, vamos lá. Pai, estou escrevendo para dar notícias e também para falar que, daqui é lei não acusar, mas podemos inocentar. 

Então, é o seguinte, pai Carlinhos: o PM é inocente. É isso mesmo, pai. O PM é inocente. Deixa pra lá. A justiça de Deus toma conta e dessa ninguém escapa. 

Pai, fala para o Ruan que, além do braço, tatuei em meu coração. Mana Tainah, desencana e vai ser bem feliz com o Gi, e formem uma família bem bonita, para preparar minha volta. (Demorou). Mãe Rachel, obrigado pelas orações e por tudo, lhe estimo muito. Ruan, filhão, te amo mais ainda. Pede para sua mãe para encaminhar espiritualmente. Gi, garotão do bem, bacana, não esqueci da promessa e de cumprir os votos. 

Galera do samba firme, Júlio Preto, Vaguinho, Leozinho, Rogério e Canguru, firmes no Samba firme. Chega pra cá na roda do Marquinhos. Tem bamba. 

Pai, para você entender um pouco quando aconteceu, vaguei um pouco pela Vila Vintém, e depois tudo escureceu, aí acordei numa cama maneira de hospital, com lençóis muito brancos, e logo depois a mãe Neide veio ficar ao meu lado. 

Pai, quero lhe fazer um pedido: é que herdei um sorriso mais bonito, mas o seu é maior. E, pai, o seu faz parte de sua alegria, então, tá fechado. Cada vez que você sorrir, eu sorrirei junto. Rogério, dá uma força para o Samba Firme. 

Repito, pai, o PM é inocente. Agora, tenho que terminar, e te dizer que sou muito grato pelos seus conselhos e por ser seu filho. Com a mãe Neide, juntamente, abraços a todos. Do sempre grato, Dudu de Jesus. Que Deus esteja com você. 

Carlos Eduardo Mendes de Jesus (sic)".

Reagindo a essa mensagem, Carlinhos duvidou que tenha sido do seu falecido filho, e alertou para as pessoas não mandarem mais o vídeo da mensagem para ele, mesmo que seja com a intenção de consolá-lo. Isso porque a mensagem enfatiza que um dos assassinos - o nome não foi citado - era inocente, o que Carlinhos duvida muito, em relação a todos os seis suspeitos da morte do jovem.

Carlinhos diz ser "espírita" e acreditar em psicografias, mas não na mensagem atribuída ao seu filho. O coreógrafo irá pedir para a Polícia Civil identificar a origem do vídeo e tentar de alguma maneira retirá-lo do ar para evitar que ele seja usado como manobra para promover a simpatia das pessoas pelos assassinos do jovem músico. O texto abaixo, escrito há três meses, aparece a seguir:

"Prezados amigos do Facebook.

Gostaria de fazer um pedido a todos.

Tenho recebido diariamente mensagens e links com vídeo, referentes a uma carta psicografada pelo meu filho. Lembro que o mesmo conteúdo já me foi enviado há mais de um ano. Já tenho conhecimento.

Sei também que todos têm a melhor das intenções em enviar-me alertas para que eu veja. Agradeço muitíssimo o carinho de todos!

Mas o processo já está concluído, os réus estão presos e aguardando julgamento. Sem sombra de dúvida as investigações levaram a todos os seis envolvidos no crime. A psicografia não condiz com os fatos e enfatiza a inocência de um policial, quando, sem sombra de dúvidas os maiores e comprovadamente envolvidos são policiais, ex-policiais e até um candidato a ingressar na polícia.

Não é que eu não acredite no Espiritismo. Acredito e respeito muito! Tenho profunda relação com o Catolicismo e o Espiritismo. Mas acredito que esse vídeo em especial não relata a realidade.
Fico comovido com a intenção de todos ao me enviarem mensagens e agradeço novamente. Mas os fatos já foram apurados, o processo quase pronto, os indivíduos presos. Só nos resta o julgamento ainda sem data.

Quando for divulgado, aí sim, conto com a mobilização, pensamento positivo, energia e divulgação de todos. Assim conseguiremos ter um julgamento justo!

Tenho certeza do entendimento de todos.

Meu afetuoso abraço.

Carlinhos de Jesus e família".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...