terça-feira, 28 de julho de 2015

Palestrante deu informação equivocada sobre problema de pele


Certa vez, uma palestrante do Centro Espírita Leon Denis, localizado no bairro de Bento Ribeiro, região de Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro, na sua tentativa de falar sobre assuntos "científicos", como é de praxe em expositores desse tipo, cometeu um grande equívoco.

No decorrer da palestra, feita enquanto as pessoas que tinham marcado tratamento espiritual ficavam em salas isoladas no subsolo, assistindo à palestra pelas telas ali inseridas, a expositora tentou explicar o porque de várias pessoas apresentarem problemas de pele.

Segundo ela, o problema de pele, que entre alguns efeitos há a pele vermelha e ressecada e uma seborreia que se assemelha a flocos de aveia, seria um meio de pessoas se "depurarem espiritualmente" através dessa doença.

Ela argumentou que os problemas de pele seriam um meio de expiação, uma forma do organismo se reajustar à evolução do espírito, através dessa prova que corresponderia a um processo de resgate para o indivíduo.

Essa informação é equivocada e corresponde a um pedantismo "científico" que contagia muitos "espíritas" e faz com que simples donas-de-casa que se tornam palestrantes dos "centros" tentem se passar por entendidas em Ciências, assimilando as bobagens descritas na bibliografia feita no Brasil, sobretudo através da "série André Luiz" de Chico Xavier.

Essa delirante informação não condiz com a realidade, e mostra o quanto o moralismo tenta justificar certas coisas, quando a verdade mostra que o problema de pele é consequência de fatores que envolvem mudança de temperaturas, sensibilidade da pele de alguns indivíduos e por aí vai.

Só porque o problema de pele tem mais facilidade de surgir em pessoas que vivem em estresse e com muitos problemas emocionais, isso não significa que ela ocorra em função de "missões divinas" de "recuperação moral" desses indivíduos.

Em muitos casos, o problema de pele simplesmente ocorre porque a pessoa não tem o hábito de beber água e a pele, portanto, fica desidratada e frágil, ou porque ela não tirou toda a espuma do sabonete da pele, o que faz com que sua composição química produza seborreia.

Quanta ninharia é dita nas palestras "espíritas", quando a realidade da vida mostra coisas mais práticas e mais simples, problemas que podem ser resolvidos facilmente sem essa paranoia de "reajustes espirituais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...