sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Previsão de Nibiru é dada por cientistas de universidade pouco conceituada


Mais um sensacionalismo de cunho pretensamente científico é divulgado pela mídia. A chegada, em março próximo, do suposto planeta Nibiru, conhecido também como "Planeta X", que se chocará com a terra e, em torno desse suposto astro, há outros dois planetas de sua órbita.

Aparentemente, cientistas de uma universidade da Espanha disseram ter observado padrões orbitais estranhos e dois objetos rochosos na proximidade de Plutão, o que, para eles, pode ser indício de existência de dois planetas que orbitam em volta de Nibiru.

Segundo eles, a movimentação de Nibiru e seus dois planetas "auxiliares" estariam se deslocando em direção à órbita terrestre. Segundo eles, Nibiru teria cerca de dez vezes a massa da Terra e sua órbita é feita a cerca de 250 vezes a distância entre a Terra e o Sol.

As "previsões" dos cientistas são altamente duvidosas, levando em conta que a Universidade Complutense de Madrid não parece destacada no meio acadêmico, o que sugere ser uma instituição de ensino pouco conceituada, ou, pelo menos, há o pouco conceito da parte dos cientistas que divulgaram essa hipótese.

O "planeta" Nibiru, conhecido também como Planeta X, é originário de uma lenda surgida por astrônomos da Babilônia, influenciados pela religião monoteísta cuja ideia de Deus está representada pela entidade Marduk. Nibiru teria sido a morada de Marduk, tido como "governante do universo".

A ideia também foi difundida pelo arqueólogo do Azerbaijão, Zecharia Sitchin (1920-2010), que apostava na teoria de antigos astronautas (ou seja, de que a humanidade da Terra descende de extraterrestres), que, com base em crenças dos povos sumérios, atribuía a Nibiru a origem da espécie humana no nosso planeta.

"ESPÍRITAS" ABRAÇAM A TESE

A "vinda" de Nibiru para próximo da Terra, "agendado" para março de 2016, é uma ideia festejada por vários setores do "movimento espírita", com base em relatos divulgados pelo "médium" baiano Divaldo Pereira Franco, muito identificado com Esoterismo e outras pseudociências.

Mas a ideia também era, de uma forma ou de outra, associada a Francisco Cândido Xavier. A ideia de Chico Xavier "prever" o "fim do velho mundo" e acreditar que os extraterrestres iriam "compensar" as lacunas que o mundo desenvolvido deixaria depois de destruído também se refere de uma forma ou de outra à crença no "Planeta X", também definido como "planeta-chupão".

A tese dos "espíritas" consiste em atribuir a Nibiru uma espécie de "aspirador de pó" da humanidade da Terra. Segundo eles, Nibiru seria um planeta que "acolheria" espíritos considerados de baixo nível de evolução, "limpando" a humanidade para que só restem pessoas "comprometidas com a fraternidade".

A hipótese é altamente discutível, pois ela mistura alegações pseudocientíficas, suposições astronômicas e moralismo religioso. A ideia de quem "deveria ir para Nibiru" é tão confusa quanto a ideia de "crianças-índigo".

Afinal, quem é que "merece" ir para Nibiru? Artistas ateus ou homicidas religiosos? Se o artista tem um nível humanista admirável, um talento peculiar, uma contribuição imensurável à humanidade, mas não crê em Deus ele é mais desgraçado que alguém que cometeu um homicídio e mal consegue se arrepender dele, mesmo quando impune, só porque vai a uma igreja ou "centro espírita"?

A "vinda de Nibiru" já havia sido anunciada pelos místicos para dezembro de 2012. Até Divaldo Franco de uma forma ou de outra anunciou o "fim do mundo" com aquele seu "otimismo" natural, com sua voz de padre e sua encenação discursiva, para aquele mês, como um "momento de transformação" para a "regeneração" da humanidade da Terra.

Até agora, nada aconteceu. E, se aconteceu, foi pior. De 2012 para cá, por exemplo, o bullying digital dos trolls de Internet, que humilhava pessoas que não aceitavam valores pré-estabelecidos - desde visões racistas até gírias impostas pela mídia como o jargão "balada" - , cresceu do simples ataque virtual a pessoas comuns até as humilhações virtuais a famosos e, daí, para conflitos públicos, como as humilhações a Chico Buarque e Jorge Ben Jor.

Aliás, outra confusão "espírita" é quanto a quem pode ser considerado "índigo". Se são meninos-prodígio ou garotos-problemas, se são adolescentes de profundo saber intelectual ou troleiros de Internet. Se são líderes humanitários ou chefes de violentas torcidas de futebol. E as "crianças-cristais"? E as "crianças-estrelas"? Seriam coroinhas de igreja ou o Movimento Brasil Livre de Kim Kataguiri? Na religião, tudo é confusão.

REGENERAÇÃO?

E isso ainda é fichinha diante dos dois ataques terroristas que atingiram Paris em 2015, um contra jornalistas do periódico Charlie Hebdo e outra contra frequentadores de casas noturnas bastante badaladas. Que tipo de "regeneração" planetária se espera disso?

Os próprios "espíritas" ficam muito confusos quando se fala em períodos de "regeneração". Num momento, dizem que a "regeneração" da humanidade "já chegou", em outro momento dizem que ela "demorará a chegar". Ficam fixando datas prévias e depois ficam desmentindo, dizendo que os "espíritos benfeitores" tiveram que mudar datas para a transformação da Terra, devido a acontecimentos desagradáveis etc etc.

Eles também tentam puxar a brasa para suas sardinhas e afirmam que a "regeneração já está ocorrendo" através dos "centros espíritas", onde há "vários exemplos" de atividades ligadas ao "amor ao próximo", com "doações de roupa" e "sopas" oferecidas de graça aos pobres e desamparados, deixando clara a propaganda religiosa mais tendenciosa.

Portanto, essa fantasia de "planetas chupões", "crianças astrais" ou coisa parecida, só serve para produzir sensacionalismo pseudocientífico que é um prato cheio para a imprensa medíocre que está mais voltada a interesses comerciais do que no compromisso com a informação.

A mesma fantasia também serve para despertar nos líderes religiosos um moralismo religioso travestido de advertências sérias, se aproveitando da postura de falsos profetas para dominar a humanidade pelo medo ou pelo deslumbramento, enquanto alimentam vaidades pessoais com tais manobras.

Como bem disse Neil deGrasse Tyson, renomado cientista dos EUA, Nibiru não passa de uma bela e bem elaborada obra de ficção. E, uma coisa está certa: a Terra não será atingida pelo "planeta chupão", e o próximo mês ocorrerá mais ou menos como ocorre atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...