sexta-feira, 10 de novembro de 2017

João Dória Jr. "entregou" Divaldo Franco e o Você e a Paz no caso da "farinata"


Uma boa pauta foi perdida pela mídia alternativa, que geralmente traz questionamentos aprofundados sobre alguns fenômenos sociais, culturais e políticos apoiados pela mídia hegemônica e pelas forças políticas dominantes.

Ninguém observou o quanto o "espiritismo" brasileiro também tem responsabilidade no lançamento de um engodo alimentar condenado pelos movimentos sociais e por entidades nutricionais e de saúde pública mais sérias.

A participação de Divaldo Franco e do Você e a Paz no lançamento oficial da "farinata", tão questionada e denunciada pelas forças progressistas, poderia ser muito bem analisada pela mídia alternativa. Por que ela não fez? Porque imagina o "espiritismo" pela combinação de cenários fabulosos de contos de fadas e crianças pobres sorridentes? Já não basta a complacência das esquerdas ao "funk", um subproduto cultural da mídia hegemônica?


As imagens que aqui publicamos mostram que o prefeito João Dória Jr. "entregou" o Você e a Paz, atribuindo a ele o evento de lançamento oficial do programa "Alimento para Todos", que inclui a "farinata". Apesar de ser um alimento já previamente condenado pelos movimentos sociais e por diversas entidades conceituadas de nutrição e saúde pública, o prefeito de São Paulo veio com essa conversa para boi dormir, a partir desse relato, que não condiz à realidade.

O relato faz parte do vídeo divulgado na própria página do prefeito, no Twitter, e aqui reproduzimos abaixo tudo o que ele havia dito no vídeo de lançamento, algo que não tem base científica e que contraria os princípios do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, que não recomenda alimentos processados como prioridade para alimentação saudável, mas alimentos em condição mais próxima do que é encontrado na Natureza. Vejamos o que Dória disse:

"Este é o Alimento para Todos. Aqui você tem alimentos que estariam sendo jogados no lixo e que serão reaproveitados com toda a segurança alimentar. São reutilizados e transformados em alimento completo em proteínas, vitaminas e sais minerais. E, a partir deste mês de outubro, começa a sua distribuição gradual por várias entidades do terceiro setor, igrejas, templos, sociedade civil organizada, além da prefeitura de São Paulo, para oferecer às pessoas que têm fome. Em São Paulo, inicialmente. Depois, em todo o Brasil. Este é um produto abençoado".


Depois disso, aparecem várias cenas. O prefeito de São Paulo aparece distribuindo o alimento para as pessoas presentes, que parecem "adorar" o alimento, sendo visto um rapaz fazendo com o rosto um "gesto de satisfação". "Parece biscoitinho de polvilho. Você já pegou?" pergunta o prefeito a uma outra pessoa.

O fato de parecer "saboroso" para uns - isso num país em que a maioria da população adora uma bebida amarga como a cerveja - não garante o valor nutritivo. Nem sempre o mais agradável é o mais proveitoso, e o alimento, sem informações nutricionais conhecidas, pode ser nocivo se usado na rotina alimentar das classes populares.

No decorrer do vídeo, aparecem cenas do evento e, em algumas imagens, se observa Divaldo Franco ao lado dos presentes. Depois de um mês de ocorrido, Divaldo e o Você e a Paz não processaram João Dória Jr. pelo vínculo de imagem. Além disso, Dória poderia ter evitado usar a camiseta, indo de terno sem gravata para o evento, poupando a associação.

Isso tudo diz muito ao vínculo de imagem do Você e a Paz e do nome de Divaldo Franco na "farinata". O evento foi o lançamento oficial do produto. Várias fotos foram divulgadas na imprensa. A camiseta e o nome de Divaldo aparecem em destaque em várias delas. É surpreendente o silêncio de jornalistas, mesmo os de esquerda, em relação ao episódio.

A culpa não é de nós, críticos da deturpação do Espiritismo, por chamar a atenção a esse episódio. Da mesma forma que um faxineiro não pode ser culpado pela sujeira que encontra, um crítico da deturpação do Espiritismo não pode ser acusado de "intolerância religiosa" à figura pessoal de Divaldo Franco. Estamos apontando um episódio e, infelizmente, um "médium" tão adorado por muitos consentiu em apoiar abertamente o lançamento de um produto de valor duvidoso.

O crédito do nome do "médium" e do logotipo do evento - na verdade, uma versão paulista do evento cuja matriz é em Salvador, com um encontro previsto para o próximo 19 de dezembro - não são casuais nem coincidência. Tudo teve um propósito e, diz a regra da Publicidade, houve vínculo de imagem do Você e a Paz e de Divaldo Franco a um alimento considerado por especialistas uma "ofensa à dignidade humana".

Ignorar isso é contrariar a lógica e o bom senso. Mas se a mídia de esquerda se silenciou quanto a isso - ela preferiu "agigantar" a figura de outro apoiador, o arcebispo católico dom Odilo Scherer, da Arquidiocese de São Paulo, como único religioso "culpado por apoiar a farinata" - , ela perdeu uma boa oportunidade de investigar os aspectos sombrios do "espiritismo" brasileiro, religião oficialmente associada a uma imagem supostamente "sóbria" e "racional".

Nem mesmo alguns aspectos estranhos do "espiritismo", como o "médium" Francisco Cândido Xavier apoiando a ditadura militar e pregando um discurso reacionário no qual desqualificava movimentos como o proletariado e o campesinato (logo movimentos comandados por pessoas humildes!), num programa de grande audiência, conseguem ser investigados.

Em vez disso, uma blogueira comunista pateticamente fã de Chico Xavier - ela deveria conhecer o anti-comunismo convicto de seu ídolo - cometeu a gafe de ter reclamado que o filme As Mães de Chico Xavier, uma produção da Globo Filmes (dos mesmos donos da Rede Globo) "era boicotado pela grande mídia". A grande mídia não iria boicotar uma "prata da casa", ainda mais um filme com atores de novelas da Rede Globo.

A mídia de esquerda se ocupa de investigar apenas os "neopentecostais". Não há dúvida que nomes ligados a essas seitas, como Eduardo Cunha, Rachel Sheherazade, Silas Malafaia, Edir Macedo, Marco Feliciano, Jair Bolsonaro, Janaína Paschoal, Magno Malta, Valdomiro Santiago e tantos e tantos outros estão associados a retrocessos sociais de um ou de outro aspecto, e devem ser sim, questionados pela mídia alternativa.

Mas deixar de lado os "espíritas", blindados pela Rede Globo e pelo grupo Abril, mesmo quando vemos um João de Deus latifundiário - dono de fazenda com área de dezoito parques do Ibirapuera, uma aberração para as extensões do Estado de Goiás - aparecendo ao lado de Michel Temer, algo que nenhum esquerdista deve aceitar sob a desculpa das relativizações.

Os "médiuns espíritas" não cometem coincidências ou acidentes quando estão associados de alguma forma a situações ligadas ao conservadorismo social e político. Se eles adotam posições sombrias, eles são responsáveis disso, não se pode dizer que eles foram "manipulados por obsessores espirituais". Os "médiuns" são responsáveis a tudo de pior que cometerem, desde defender a ditadura militar, apoiar a farsa de Otília Diogo ou apoiar Michel Temer e suas propostas retrógradas.

Depois que Michel Temer chegou ao poder, o que se viu de textos "espíritas" pedindo para os sofredores aceitarem as desgraças, abrirem mão de seus desejos e necessidades, combater o "inimigo dentro de si" ou coisa parecida. De repente, os "espíritas" escancararam a Teologia do Sofrimento que sempre esteve na doutrina igrejeira a partir de Chico Xavier, o que sugere um apoio subliminar às ditas reformas trabalhista e previdenciária.

Há até desculpas para a defesa dessas "reformas": a redução salarial e o fim dos encargos é defendida por "espíritas" como "ensaio para o desapego material". A prevalência do negociado sobre o legislado nos acordos trabalhistas se baseia na utopia do "acordo fraterno" entre patrões e empregados. A terceirização é vista como "demonstração de humildade" dos trabalhadores etc.

E por que, pelo menos, a mídia progressista não questiona? Por que não investiga, não averígua as redes de apoio, não faz reportagens a respeito dessas redes de apoio entre "espíritas" e políticos conservadores, por que a blindagem da Rede Globo e do Grupo Abril, o conteúdo do moralismo conservador?

Pautas existem aos montes, e indícios fortes de provas de que os "espíritas" estão afinados com o conservadorismo sócio-político de hoje estão aí. Só cabe a mídia de esquerda deixar de lado a complacência fácil e analisar. O caso Divaldo Franco-farinata é um bom exemplo do que a mídia progressista deveria fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...