sábado, 24 de fevereiro de 2018

Sônia Abraão é condenada pela Justiça por alegar que menina era um "espírito desencarnado"


A apresentadora Sônia Abrão e a emissora Rede TV! foram condenadas a indenização, por danos morais, devido a um quadro veiculado no programa A Tarde é Sua, em 2013. No programa, Sônia recebia a suposta médium Márcia Fernandes, convidada para analisar fotos em que supostamente aparecem "fantasmas".

Uma das fotos mostrava a menina, então com 13 anos, Luana da Conceição Sousa, junto a familiares. A imagem da menina aparece borrada e Márcia Fernandes alegou ser um "fantasma", fazendo comentários bastante agressivos atribuindo a imagem a um "fantasma assustador". As duas faziam comentários alegando que a imagem "era apavorante" e isso constrangeu a menina.

Luana passou a receber gozações violentas na escola e ser humilhada por ser tida como "menina-fantasma". Chamaram ela de "bruxa", "espírito" e "encosto". Traumatizada, Luana foi levada pelos pais para tratamento psicológico, abalada pela situação vexatória e humilhante que sofreu. A veiculação da imagem em rede nacional aumentou ainda mais os efeitos do dano moral.


A juíza da 39ª Vara Cível do Rio de Janeiro, Paula do Nascimento Barros Gonzalez Teles, acatou a ação judicial dos familiares de Luana e determinou que Sônia e a Rede TV! pagassem uma indenização de R$ 30 mil a Luana e R$ 15 mil a cada familiar responsável pela ação judicial. Sônia Abrão também foi intimada a fazer retratação, o que foi feito no programa de 19 de fevereiro de 2018, acessível pelo link trazido por mensagem no Twitter:

Sônia Abrão condenada a pagar processo por ter informado q uma imagem distorcida numa foto era um espírito (confirmado pela sensitiva Márcia Fernandes) e a menina está mais viva do q eu e vc q está lendo, com direito a pedido formal de desculpas no programa #ATardeÉSua pic.twitter.com/aCCKSDRtv2

— Brun (@Paixaobrunosou) 19 de fevereiro de 2018

NEM TUDO É "IMPRESSÃO MEDIÚNICA"

É muito comum os "espíritas" falarem que "todos somos médiuns" e que toda imagem que parece um espectro é necessariamente de um espírito. Nem tudo isso ocorre. Podemos sofrer truques visuais como imagens desfocadas de pessoas, por causa da qualidade da câmera fotográfica ou por problemas de foco no manejo da mesma.

Da mesma maneira, há também a pareidolia, que é a vista de um objeto qualquer que apresenta ideias diferentes, como a combinação de sombras ou de formatos de objetos que podem sugerir, falsamente, uma aparição espiritual. Em muitos casos, a correria cotidiana faz as pessoas verem objetos que lembram aparições de espíritos, numa ligeira e falsa impressão.

Infelizmente, as "casas espíritas" tentam alegar que essas aparições "de fato existem" e tentam interpretar as pareidolias desse tipo - quando a ilusão visual sugere falsos espectros - como se fossem "aparições espirituais autênticas", como se cada pareidolia fosse um indício de "presença espiritual" de alguém. Mas não é, pois, nesses casos, foi apenas uma ilusão de ótica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...